domingo, 15 de novembro de 2009

Emodinha

Olá blogueiros, leitores, internautas e curiosos. A Coluna sobre Fuck Musicas Modinhas está no ar, a fim de criticar, elogiar e promover boas idéias sobre musicas que estão sendo apreciadas erroneamente (as que estão na moda) e as que deveriam ser apreciada (ou não).

Então vamos lá. Moda, o que é? Moda é tudo aquilo que a maior parte da população faz em comum. Come, veste, ouve, fala etc. Na musica como é feita a moda? Não sei dizer ao certo, sei que tem algo haver com dinheiro. Tanto por parte das gravadoras, quando por parte das bandas. A moda do momento é lançar bandas com musicas que só falam de amor. Por que bandas de Hard Core, como Dead Fish, Ratos do Porão, Mukeka di Rato dentre outras não viram modinhas? Talvez porque o estilo HC não faz o gênero “sou capitalista”? Sim, porque você não ouve João Gordo falando de amor. Não seria melhor se as bandas virassem modinhas assim como os Beatles? Pode falar de amor, mais um CD inteiro sobre “eu te amo e você me menospreza”, “você é a garota que ninguém consegue pegar, muito menos eu, mas mesmo assim te amo” e coisas assim. Beatles! Falavam de amor, mais e a conscientização de John Lennon sobre o mundo? Enfim, isso é pra outro post.

Voltamos a falar sobre o HC. As bandas desse estilo nunca serão modinhas por sempre ficarem no underground, pois gravadora nenhuma, que quer ser rica, irá gravar um cd em que as musicas falam sobre o capitalismo, sobre não ao consumismo, sobre revolução e que não deixe com que seus fãs fiquem alienados.

Com isso, eles lançam bandas e mais bandas para fazer as pessoas gastarem seus dinheiros com CDs de bandas que sempre falam a mesma coisa, se formos analisar profundamente as letras. E a moda do momento é CINE.

Banda Paulista, com cinco componentes (a meu ver, o grupo com o maior numero de gente feia tocando junto) que faz o mesmo estilo de outro grupo com 5 componentes – Strike. Rock com alguns remixes. Ficaram quase 2 anos no anonimato, mais só foi a mídia televisiva colocá-los em cartaz (novela da Rede Record) que os caras viraram moda. Os acompanhei durante o underground, agora já era. Enfim, bandas como Forfun, Dead Fish, Ratos de Porão dentre outros não serão modinhas por esses motivos: fazem com que os ouvintes reflitam sobre o que está na musica. Citei Forfun, por já terem sido modinhas (História de Verão foi moda!) e ao perceberem isso mudaram o estilo. Forfun é titulo para outro post.

Enfim, CINE é uma banda em que: não são exemplos de beleza, não são exemplos de boa musica tanto romântica, quanto pop, musica popular brasileira ou qualquer coisa, pois exemplos disso têm: Roberto Carlos, Jota Quest, Roupa Nova, O Rappa, Caetano Veloso, Oswaldo Montenegro e um tanto de gente que falam de amor e não são modinhas.

Então para fechar o tópico: Diga não a modinhas, Nx Zero, Cine, Fresno, Strike, Stevens, Catch Side entre outros. Os caras são bons enquanto estão no Underground, depois que se vendem para as Gravadoras, perdem noção da musica que faziam. Não é que não continuam fazendo musica boa, mais é que repetem demais.

NOTA: PARA NÃO PERDER A MODA, NX ZERO FEZ PLAGIO DE MUSICA GRINGA E CAIU NA INTERNET. COMO DIRIA UM GAROTO DA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO: “MODA É FODA!”. Mais sobre Nx Zero? Leia o post do Renan.

Abraços e até o proximo domingo, Jeans Garóti.

2 comentários: